quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Histórico do agendamento de uma consulta médica.


No dia 08 de abril de 2013, estive no AME em Itapetininga, SP, para uma consulta com um médico especialista. Ele disse que eu estava bem, mas que precisava de um acompanhamento de 6 em 6 meses. Deu-me uma folha com as indicações dos exames necessários para o retorno para eu entregar no Posto de Saúde de minha cidade, Tapiraí, SP.


Chegando a Tapiraí fui direto ao Posto de Saúde. Recebi a orientação de que era para eu ficar com a folha e que a entregasse quando estivesse aproximando os 6 meses, ou seja, 08 de outubro de 2013.


No mês de agosto de 2013, retornei ao Posto de Saúde, pedi para agendar os exames e a consulta de retorno ao AME. Fui informado de que primeiro eu precisava fazer os exames para depois agendar o dia da consulta para não correr o risco de a consulta ser marcada para um dia antes de sair o resultado dos exames.


Os exames foram agendados para o dia 02 de setembro de 2013. Com o resultado dos exames em mãos, voltei ao setor de agendamento e pedi para agendar a minha consulta de retorno ao médico em Itapetininga, conforme ele havia pedido por escrito. Recebi a informação de que agora que eu tinha o resultado dos exames, eu precisava agendar uma consulta com o médico do Posto de Saúde para ele pedir que a minha consulta fosse agendada com o especialista de Itapetininga.


Agendei uma consulta com o médico do Posto de Saúde de Tapiraí para o dia 24 de setembro de 2013. Compareci à consulta marcada, ele me forneceu um papel autorizando que fosse agendada uma consulta para mim com o especialista em Itapetininga. Entreguei o papel no setor encarregado de agendar consultas com especialistas e voltei para minha casa.


Depois de alguns dias, voltei ao Posto de Saúde e perguntei se a minha consulta de retorno ao especialista havia sido marcada. Recebi a informação de que ainda não havia sido marcada, e que quando fosse marcada, eu seria avisado por telefone.


Como até o dia 06 de janeiro de 2014, eu não tinha recebido nenhum telefonema, levei o assunto ao conhecimento do Senhor Prefeito Municipal de Tapiraí, através de e-mail.


No dia 07 de janeiro de 2014, recebi um telefonema de uma funcionária do Posto de Saúde avisando-me de que havia uma consulta agendada para mim, e que eu fosse lá para buscar a guia.


Fui lá e busquei a guia, na qual verifiquei que no dia 11 de dezembro de 2013, um funcionário entrou no sistema e agendou a minha consulta para o dia 20 de janeiro de 2014. Como eu não estarei em Tapiraí naquele dia, telefonei hoje, 08 de janeiro de 2014, para o número 0xx15-3272-6509, que consta na guia, em Itapetininga, e falei com uma funcionária, a qual me disse que não era possível alterar a data. A única coisa que ela podia fazer era cancelar a consulta. E assim foi feito. Se eu quiser retornar ao especialista do SUS em Itapetininga depois das minhas férias, terei que começar tudo de novo no Posto de Saúde em Tapiraí, SP.


Obrigado, Senhor Prefeito!


Louvado seja Deus que me tem conservado vivo até aqui!
 
Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.