sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Confiança no candidato ou nas suas propostas?

Tenho observado que alguns eleitores cobram propostas dos candidatos a vereador.

Tenho observado também que alguns candidatos a vereador no desejo de atender a essas cobranças, elaboram propostas mirabolantes que não têm nada a ver com as atribuições de um vereador, demonstrando assim desconhecimento da função ou má fé.

O que tenho a dizer é o seguinte:

Depois de 40 anos de candidaturas a vereador, deputado estadual e deputado federal em diversos estados e municípios, tenho chegado à conclusão de que a maioria do eleitorado brasileiro não vota em propostas, vota em pessoas.

Tenho observado ainda que os eleitores que exigem propostas exigem somente dos candidatos em quem não vão votar, porque do candidato em quem ele vai votar, ele não exige nada, ele simplesmente vota na pessoa, vota porque confia na pessoa, vota porque gosta da pessoa, porque gosta do jeito da pessoa.

O conselho que tenho para dar aos meus colegas candidatos a vereador de todo o Brasil é o seguinte: Não percam tempo com quem com certeza não votará em você, passe adiante, prossiga pedindo voto a todo mundo!

Quero dizer aos candidatos a vereador o mesmo que disse em uma palestra para conselheiros municipais de assistência social:

- O vereador deve conhecer as possibilidades e limites legais de sua função.

- O vereador deve saber que ele é antes de tudo um legislador.

- O vereador deve saber também que é um fiscal do gestor, um fiscal dos atos do gestor municipal.

Contudo, o vereador precisa entender também que não deve ser nem uma “vaquinha de presépio”, e nem um espinho permanente no calcanhar do gestor.

Finalizo, afirmando mais uma vez que a maioria do eleitorado brasileiro, sabiamente, olha mais para a vida do candidato, a confiança que tem no candidato, sua identificação com o candidato, do que para as suas propostas, que nem sempre são exequíveis, são mais eleitoreiras do que verdadeiras.

Pastor Adriano, 70777, PT do B, 70, Tapiraí, São Paulo, Brasil.

Com César Araújo para prefeito e Jaqueline Machado para vice.